Escola Florescer

Sitio São Caio, s/n, Vila Reis, Cataguases/MG, CEP 36770-071

Projeto  Interdisciplinar : Estações  Li “trem” rárias.

Segundo o escritor brasileiro Monteiro Lobato,  “Uma nação se faz com homens e livros.” Tal  afirmativa torna-se verdadeira uma vez que a  Literatura é fundamental para a formação do cidadão crítico. No contexto escolar, as propostas literárias devem ser desenvolvidas no decorrer de todo o ano letivo. Entretanto,  muito mais que um mês, abril é um verdadeiro arcabouço para incentivar a leitura e mostrar a importância  do ato de ler e como essa prática pode estimular a mente e a criatividade, contribuindo para a formação do ser humano.

Diversos gêneros literários foram englobados no Projeto Interdisciplinar  Estações Li“trem”rárias, do Centro de Educação Florescer,  distribuídos entre as turmas do Ensino Fundamental. É importante salientar que  o termo Estações   Li“trem”rárias   faz referência a uma estação de trem, pois remete a ideia de viagem. Afinal de contas, a literatura transporta qualquer indivíduo para os lugares mais mágicos, fantásticos e inimagináveis.”

A turma do 1° ano  ficou responsável pelas poesias de Vinícius de Moraes, com a proposta de transformá-las em obras de arte, entre pinturas e esculturas. Destacam-se as seguintes poesias:

1. O   RELÓGIO
  2. A  CASA
  3. O  LEÃO
  4. O  PATO
  5. O GATO
  6. AS  BORBOLETAS
  7. AS   ABELHAS
  8. O ELEFANTINHO
  9. O PINGUIM
  10.  A FOCA
  11. O AR
  12. A  GALINHA D’ANGOLA
  13. AQUARELA
  14.  CORUJINHA
  15. A  PORTA

Quanto aos Contos Clássicos, a turma do 2° ano ficou responsável  pela produção de cenários, dos personagens  e recontos  das histórias que ainda marcam a infância de gerações. Entre os clássicos abaixo, a professora  selecionou 9 histórias.

1. CHAPEUZINHO VERMELHO
  2. OS  TRÊS PORQUINHOS
  3. A BELA ADORMECIDA
  4. O PATINHO FEIO
  5. PETER PAN
  6. JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
  7. CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS
  8. BRANCA DE NEVE
  9. A BELA ADORMECIDA
  10. JOÃO E MARIA
  11. ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
  12. O SOLDADINHO DE CHUMBO
  13. PINÓQUIO
  14. O MÁGICO DE OZ
  15. ALADIM
  16. O FLAUTISTA DE HAMELIN
  17. CINDERELA
  18. O GATO DE BOTAS

Agora, que tal uma viagem ao Sítio do Picapau Amarelo?  As histórias de Narizinho, Emília, Dona Benta, Pedrinho…grandes aventuras  que floresce a imaginação  tanto das crianças quanto dos adultos. Sendo assim, a turma do 3° ano  tornou-se responsável pela elaboração dos personagens que marcaram gerações. O protagonista do mês literário é o escritor Monteiro Lobato  e  na data de seu nascimento, 18/04, é celebrado o “DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL”.

Diante da diversidade literária, a turma do 4° ano  ficou com a proposta de desenvolver   através da ludicidade, representações das famosas fábulas de Esopo, dando ênfase em cada moral . Entre as fábulas selecionadas, destacam- se:

1. A   CIGARRA   E   A   FORMIGA
  2. A  LEBRE   E   A   TARTARUGA
  3. A  RAPOSA  E   A  CEGONHA
  4. O  CÃO   E   A   CARNE
  5. A GALINHA   DOS  OVOS   DE OURO
  6. AS RÃS  E O TOURO
  7. O URSO  E  OS  VIAJANTES
  8. O LEÃO  E   O  RATINHO
  9. A  RAPOSA   E   AS  UVAS
  10. A ASSEMBLEIA DOS  RATOS
  11. O GALO  E   A   RAPOSA
  12. A POMBA  E  A   FORMIGA

Como a proposta do projeto é ser interdisciplinar, a turma do 5° ano ficou com a missão de fazer uma exposição envolvendo histórias e curiosidades do Antigo Egito, englobando a Arte e suas Filosofias.

Texto por Polyana Moroni – Supervisora do Ensino Fundamental