Segundo o escritor brasileiro Monteiro Lobato, “Uma nação se faz com homens e livros.” Tal afirmativa torna-se verdadeira uma vez que a Literatura é fundamental para a formação do cidadão crítico. No contexto escolar, as propostas literárias devem ser desenvolvidas no decorrer de todo o ano letivo. Entretanto, muito mais que um mês, abril é um verdadeiro arcabouço para incentivar a leitura e mostrar a importância do ato de ler e como essa prática pode estimular a mente e a criatividade, contribuindo para a formação do ser humano.
Diversos gêneros literários foram englobados no Projeto Interdisciplinar Estações Li“trem”rárias, do Centro de Educação Florescer, distribuídos entre as turmas do Ensino Fundamental. É importante salientar que o termo Estações Li“trem”rárias faz referência a uma estação de trem, pois remete a ideia de viagem. Afinal de contas, a literatura transporta qualquer indivíduo para os lugares mais mágicos, fantásticos e inimagináveis.”
A turma do 1° ano ficou responsável pelas poesias de Vinícius de Moraes, com a proposta de transformá-las em obras de arte, entre pinturas e esculturas. Destacam-se as seguintes poesias:
- O RELÓGIO
- A CASA
- O LEÃO
- O PATO
- O GATO
- AS BORBOLETAS
- AS ABELHAS
- O ELEFANTINHO
- O PINGUIM
- A FOCA
- O AR
- A GALINHA D’ANGOLA
- AQUARELA
- CORUJINHA
- A PORTA
Quanto aos Contos Clássicos, a turma do 2° ano ficou responsável pela produção de cenários, dos personagens e recontos das histórias que ainda marcam a infância de gerações. Entre os clássicos abaixo, a professora selecionou 9 histórias.
- CHAPEUZINHO VERMELHO
- OS TRÊS PORQUINHOS
- A BELA ADORMECIDA
- O PATINHO FEIO
- PETER PAN
- JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
- CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS
- BRANCA DE NEVE
- A BELA ADORMECIDA
- JOÃO E MARIA
- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
- O SOLDADINHO DE CHUMBO
- PINÓQUIO
- O MÁGICO DE OZ
- ALADIM
- O FLAUTISTA DE HAMELIN
- CINDERELA
- O GATO DE BOTAS
Agora, que tal uma viagem ao Sítio do Picapau Amarelo? As histórias de Narizinho, Emília, Dona Benta, Pedrinho…grandes aventuras que floresce a imaginação tanto das crianças quanto dos adultos. Sendo assim, a turma do 3° ano tornou-se responsável pela elaboração dos personagens que marcaram gerações. O protagonista do mês literário é o escritor Monteiro Lobato e na data de seu nascimento, 18/04, é celebrado o “DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL”.
Diante da diversidade literária, a turma do 4° ano ficou com a proposta de desenvolver através da ludicidade, representações das famosas fábulas de Esopo, dando ênfase em cada moral . Entre as fábulas selecionadas, destacam- se:
- A CIGARRA E A FORMIGA
- A LEBRE E A TARTARUGA
- A RAPOSA E A CEGONHA
- O CÃO E A CARNE
- A GALINHA DOS OVOS DE OURO
- AS RÃS E O TOURO
- O URSO E OS VIAJANTES
- O LEÃO E O RATINHO
- A RAPOSA E AS UVAS
- A ASSEMBLEIA DOS RATOS
- O GALO E A RAPOSA
- A POMBA E A FORMIGA
Como a proposta do projeto é ser interdisciplinar, a turma do 5° ano ficou com a missão de fazer uma exposição envolvendo histórias e curiosidades do Antigo Egito, englobando a Arte e suas Filosofias.
Texto por Polyana Moroni – Supervisora do Ensino Fundamental