Escola Florescer

Sitio São Caio, s/n, Vila Reis, Cataguases/MG, CEP 36770-071

Datas Comemorativas.

“A escola precisa ser um espaço privilegiado de formação humana.

Há um tema que sempre fez, faz e fará parte de um projeto educacional: “Datas comemorativas”. Entre as datas há aquelas que são referenciais às festas e feriados religiosos. Inevitavelmente vão fazer parte da vida das crianças (páscoa, padroeira da cidade, natal…) Há feriados, dias sem aulas e isso precisa ser informado. Há alguns anos vimos ressignificando a abordagem e temos dado importância maior sob o ponto de vista cultural, histórico local e valores para vida.

Ex: Páscoa. Não trabalharemos sobre símbolos pascais mas com os valores como o perdão, doação, partilha, o sentido da vida. No ano de 2022, fizemos uma Campanha de Doação que foi lindo de viver.

Neste ano também faremos algo significativo para as crianças e suas famílias.

Para nós, do Centro de Educação Florescer, é preciso ensinar às crianças que Páscoa não é tempo de ganhar só o chocolate. Precisamos juntos estar em busca de uma infância mais saudável e menos consumista. Haverá brincadeiras, propostas, discussões, porém não iremos promover oficinas com lembrancinhas, tarefas para colorir recortando exclusivamente formato de coelhos, ovos. Sabemos que é comum relacionar este tipo de data comemorativa ao “lúdico”, ao discurso que “a criança gosta”, ou que “sempre foi assim” – a famosa “Síndrome de Gabriela”.

Acreditamos que ludicidade não está presente em um ovo colorido, coelhos, ovos, mas na capacidade da criança imaginar, criar, sem necessariamente estar atrelada a imagens criadas pelo mundo adulto e pela publicidade infantil.

Às famílias cabe direcionar, comemorar a data cristã do seu melhor “jeitinho”.

E à escola cabe contornar um currículo inclusivo, crítico, ético. Este é o nosso dever! Respeito à diversidade precisa se fazer presente em uma escola.”

Texto por Cristina Almeida – Coordenadora Geral do Centro de Educação Florescer para todas as famílias via aplicativo da Escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *