Para nós do Centro de Educação Florescer é possível viver um currículo pulsante tanto com educadores quanto com as crianças, principalmente.
Explorar a natureza para pensar possibilidades para a sala de aula sempre foi uma das nossas maiores mola propulsoras. Aliamos materiais não estruturados naturais e artificiais (constam na lista de materiais da escola solicitadas às famílias) na aprendizagem. Estes materiais trazem potência ao trabalho realizado. Com a exploração construímos conhecimentos, pois é um recurso que promove a partilha.
O papel do professor nesta nova concepção se intensifica porque é decisivo para que a criança aprenda se apropriando dos espaços, materiais e suas experimentações.
- O professor organiza o espaço;
- O professor escolhe os materiais;
- O professor se dispõe à escuta;
- O professor observa e registra;
- O professor relança novos desafios, propostas;
- O professor se transforma em pesquisador narrativo.
Neste nosso universo entrelaçamos a vida cotidiana, o brincar e a forma como as crianças percebem, descobrem o mundo à sua volta. A escuta atenta dos professores faz a diferença, pois a partir desta ação poderá possibilitar novas intencionalidades para reconhecer, valorizar e fazer das crianças em toda sua essência.